Escolha uma Página

Seu Sorriso não tem Preço!

Atendimento de alta qualidade sem perder a Humanidade e Carinho!

Clínica Allere l Dentista Asa Sul

Agende uma Consulta

Nossa missão é espalhar sorrisos pelo mundo e ajudar as pessoas a cuidar de sua saúde aumentando a auto estima. Venha participar desta comunidade que busca o Estilo de Vida Saudável.

(61) 3346-0524 l C.M. Lúcio Costa l Asa Sul 611

O dente siso, também chamado de terceiro molar é um dente que comumente está incluso e normalmente deve ser removido para evitar problemas futuros. Dentes inclusos são dentes que ainda não erupcionaram (nasceram) podendo estar em formação ou mesmo depois de totalmente formados. Ficam inclusos no osso envolvidos por osso e gengiva. São algumas as indicações para remoções dos dentes sisos.

Morre de medo de cirurgia?!

Não se preocupe! Você tem a opção de dormir enquanto nossos especialistas trabalham. Nossa Clínica trabalha com sedação durante o tratamento para que você só acorde quando tudo acabar !

A Remoção do dente Siso é sempre necessária?

Com a evolução humana e a mudança nos hábitos alimentares, a arcada dentária está cada vez menor e a necessidade de três molares para a mastigação não se faz mais necessária, com isso é comum que o dente siso fique incluso ou parcialmente erupcionado pela falta de espaço na arcada dentária. Em algumas pessoas, porém, ainda há espaço para o dente siso e quando ele erupciona e se mantém na arcada em função, ou seja, com uma posição adequada para que haja oclusão do siso superior com o inferior, não há necessidade de remoção. A remoção dos sisos é indicada quando não há espaço para erupção ou quando a posição pode prejudicar as estruturas adjacentes.

Como é feita a remoção dos sisos?

A cirurgia para remoção dos sisos é uma cirurgia simples, realizada em consultório com anestesia local, em média dura de 40 minutos a 01 hora no caso da remoção dos 4 sisos. Em alguns casos quando os sisos ainda não nasceram e estão em deitados ou inclinados pode ser necessário o uso de motores para cortar os dentes e remove-los com maior facilidade.

Como é o pós-operatório da remoção dos Sisos? 

O que é comum acontecer?

  • Inchaço nos primeiros dias sendo maior no segundo dia após a remoção dos sisos, mas esse inchaço normalmente sai em cerca de 4 a 5 dias.
  • Sangramento leve nos primeiros dias.
  • Certo desconforto para abrir a boca e mastigar.
  • Mancha roxa ou esverdeada na pele próximo a região onde foram removidos os sisos.

O que eu devo ou não devo fazer no pós operatório?

  • Manter repouso por 02 dias; evitar esforço físico por 04 dias;
  • Manter a cabeça elevada (dormir com dois travesseiros);
  • Evitar exposição prolongada ao sol por 03 dias;
  • Evitar cuspir no dia da cirurgia para não remover o coágulo em formação;
  • Não mexer na área operada nem puxar o lábio;
  • Pode e DEVE-se fazer a higiene oral normalmente;
  • Dieta líquida/pastosa por 07 dias, sendo fria ou gelada nos dois primeiros;
  • Aplicar gelo sobre o lado operado nas primeiras 48 horas e após o segundo dia fazer bochechos e compressa com água morna;
  • Não fumar, nem ingerir bebidas alcoólicas;

Siso incluso pode causar dificuldades na higienização?

A região de um dente siso semi-incluso é difícil de se higienizar pois só uma parte do dente está para fora e o resto é coberto por gengiva onde ocorre o acúmulo de alimentos e sujeira. Este acúmulo promove a instalação de doença periodontal e caries, podendo comprometer os dentes adjascentes já erupcionados.

Pericoronarite: em casos onde terceiro molar inferior (siso inferior) não nasceu completamente, o tecido que fica ao redor da coroa do dente  pode passar a funcionar como uma bolsa, permitindo a penetração e acúmulo de alimentos ou traumatismo mecânico da oclusão dos dentes, originando a pericoronarite que nada mais é do que a inflamação desse tecido chamado pericoronário devido a infecção local. O quadro de pericoronarite pode estar acompanhado de trismo (dor e dificuldade para abrir a boca), linfoadenopatia (inflamação dos linfonodos) e febre.

Sisos inclusos podem ser a causa de formação de cistos e tumores?

Quando um dente está incluso ele mantém um tecido ao redor da coroa chamado de tecido pericoronário ou folicular. Cistos e tumores odontogênicos podem surgir  a partir desse tecido que recobre as coroas dos dentes sisos inclusos. Nesse caso é importante que se faça  um controle radiográfico dessas inclusões, avaliando o espaço folicular ao redor da coroa do dente que quando maior que 3 mm já é sugestivo de processo de formação de um cisto ou tumor.

Sisos inclusos podem causar fratura de mandíbula?

Os sisos inferiores, quando inclusos na região do ramo mandibular mantém uma área com menor quantidade de tecido ósseo aumentando a fragilidade da mandíbula diante de um impacto, podendo ocasionar a fratura da mandíbula.

Tratamento ortodôntico e os dentes inclusos

Pacientes que necessitam de retração de segundos e primeiros molares por meios de técnicas ortodônticas e possuem os sisos inclusos, devem remover os sisos para que não ocorra a  interferência no tratamento.

A remoção dos sisos também pode ser indicada após o término do tratamento ortodôntico quando não há espaço para a erupção desses dentes o que pode acabar atrapalhando no resultado final do tratamento.

Nossos Serviços

Cirurgia Bucomaxilofacial

 Implantes Dentários

Tratamento de Canal

Odontologia Estética

Odontopediatria

Ortodontia

Fale conosco: (61) 3346-0524

611 sul Centro Médico Lúcio Costa Bloco 1 sala T10

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta 08:00 - 20:00hrs

Agendamento no mesmo dia

Trabalhamos com encaixes!

× Como posso te ajudar?