O que é tratamento de canal de um dente?

O tratamento de canal é a remoção dos tecidos vivos do interior do dente e dos canais da raiz que estão inflamados ou já morreram, seguido do preparo e preenchimento adequados do sistema de canais.

A Endodontia é a especialidade da odontologia responsável pelo estudo e tratamento de doenças da região “viva” do dente chamada de polpa dentária, por onde passam vasos sanguíneos e nervos por canais dentro da raiz do dente, e pelo estudo e tratamento de todo o sistema de canais das raízes  dos dentes e dos tecidos ao redor da raiz dentária.

[/fusion_text][fusion_text]

Quando é indicado o tratamento de canal?

O tratamento de canal é indicado em casos de:

• cárie grande o suficiente para chegar na parte viva do dente causando uma inflamação ou até mesmo a morte do dente;
  • fraturas dentárias com envolvimento da parte viva do dente;
  • trauma dentário ou por aparelho;
  • lesões ósseas que envolvam os canais da raiz e o osso em volta do dente;
  • para viabilizar a colocação de um pino e coroa no dente (dente artificial).

Nos casos em que há necessidade desse tratamento, normalmente está presente uma infecção do sistema de canais das raízes dos dentes que, se não tratada, pode causar um acúmulo de secreção, como o pus, nos tecidos ao redor da raiz dente, que com sua progressão causa destruição óssea que pode prejudicar a manutenção do dente na boca que acabará causando a extração deste dente. Em casos onde o acúmulo de pus, chamado abscesso, se instala é necessária a drenagem deste abscesso com troca de curativos antes de terminar o tratamento de canal.

Como é feito o tratamento de canal?

[/fusion_text][fusion_youtube id=”https://youtu.be/CHeEIU8vLWo” autoplay=”false” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” /][fusion_imageframe style_type=”none” hover_type=”none” bordersize=”0px” align=”right” lightbox=”no” linktarget=”_self” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” animation_direction=”down” animation_speed=”0.1″][/fusion_imageframe][fusion_text]O tratamento de canal começa com a remoção dos tecidos inflamados, infeccionados ou mortos, e a limpeza dos canais dos dentes. A raiz do dente é então preparada com o objetivo de promover um adequado preenchimento e selamento dos canais e impedir que haja nova infecção.

O avanço tecnológico permitiu que novos materiais, equipamentos e instrumentos estivessem disponíveis para a realização do tratamento de canal. Essa tecnologia, disponível para o seu tratamento na Clínica Allere, possibilita um tratamento com menos etapas, mais eficaz, preciso e seguro.

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container][fusion_global id=”13207″][fusion_global id=”13188″]