Escolha uma Página

Baixa estatura e déficits de crescimento

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”][fusion_title size=”2″]Baixa estatura e déficits de crescimento[/fusion_title]

Uma das principais causas de procura por um endocrinologista pela família de uma criança é a preocupação com relação à estatura da criança estar abaixo do esperado para aquela idade. Nesta situação, o endocrinologista avaliará o quão distante a altura da criança está da média para a sua idade e sexo, e da média esperada pela altura dos seus pais. Além disso, avaliará se há alguma alteração na velocidade de crescimento (sendo necessário, para isso, a medição da altura da criança no consultório em pelo menos duas ocasiões com intervalo de 6 meses), e investigará causas possíveis para a baixa estatura, caso ela se comprove.

A principal causa de baixa estatura na infância é a presença de doenças crônicas, como doenças intestinais, cardíacas, respiratórias, renais, dentre outras, mas causas hormonais como falta de hormônio tireoidiano, excesso de cortisol, ou a falta do hormônio de crescimento também serão investigadas e tratadas nos casos positivos. Situações em que nenhuma causa para a baixa estatura é identificada são chamadas de baixa estatura idiopática. Tratamento com hormônio do crescimento também pode ser tentado nestes casos, apesar de o ganho de altura esperado com este tipo de tratamento ser bem menor do que o esperado para os casos em que a deficiência hormonal foi realmente comprovada.

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

× Como posso te ajudar?