Como escovar os dentes
Não existe uma técnica necessariamente melhor do que a outra para escovar os dentes mas algumas técnicas acabam prejudicando a gengiva e esmalte dos dentes. A forma mais fácil para que você escove bem os dentes é formar uma sequencia lógica para que não se esqueça de nenhum lado e nenhuma superfície, uma boa escovação deve ser feita na frente do espelho para que se veja onde e como você está escovando e com duração mínima de 2 minutos.
Uma sequência lógica e fácil de ser seguida é iniciar a escovação pelo lado de fora dos dentes (voltado para as bochechas e lábios), seguida da escovação da parte superior/inferior dos dentes (superfície que entra em contato com os dentes contrários na mastigação) e por fim a parte de dentro dos dentes (voltada para a língua e céu da boca), começando pelo lado direito e caminhando para o lado esquerdo.
– A parte de fora dos dentes não deve ser escovada com movimentos de vai e vem e não deve ser colocado força na escova contra os dentes. Esses fatores machucam a gengiva e fazem com que ela retraia numa tentativa de “fugir” da agressão. Após a retração da gengiva, e se você não mudar a forma de escovação, uma superfície mais sensível do dente fica exposta e pode acabar sendo desgastada formando um degrau próximo à margem da gengiva. Isso acontece com frequência e na maioria das vezes as pessoas não sabiam que a causa foi a escovação errada. Procure então escovar a parte de fora dos dentes com movimentos circulares com os dentes de cima encostando nos dentes de baixo e os movimentos abrangendo tanto os dentes superiores quanto os inferiores, ou com movimentos de pinceladas, com o sentido da gengiva para baixo nos dentes de cima e da gengiva para cima nos dentes de baixo. Os movimentos devem ser aplicados com força leve para não agredir a gengiva.
– A parte superior/inferior deve ser escovada com movimentos de vai e vem com a escova paralela aos dentes não esquecendo de passar a escova no último dente que é difícil de se alcançar se a boca estiver muito aberta. Em alguns casos é mais fácil escovar os últimos dentes com a escova virada a 90 graus em relação aos dentes.
– A parte de dentro dos dentes também pode ser escovada com movimentos de vai e vem, sendo que nos dentes da frente pode-se passar a escova como um movimento de “limpador de pára brisa” com a escova em pé esfregando do lado direito para o esquerdo.
Se a sua gengiva sangra freqüentemente durante a escovação dos dentes você deve informar ao seu dentista para que seja feita uma avaliação da saúde da gengiva e da técnica da escovação. Não se esqueça de escovar a língua, pois nela também ficam restos de alimentos e bactérias que podem causar o mau hálito.
O uso de escovas elétricas pode ser recomendado em alguns casos pois elas ajudam a remover mais facilmente a placa bacteriana juntamente com os movimentos da escovação. Caso você tenha um espaço muito grande entre um dente e outro o uso de escovas interdentais é recomendado, podendo ser recomendado também para pacientes que usam aparelho ortodôntico.
Quando escovar?
Sempre após as refeições e principalmente à noite, antes de dormir.
Qual a melhor escova e pasta de dente?
A melhor escova é aquela que as cerdas não tem diferença de altura e para que não machuque a gengiva ela deve ter cerdas macias. A pasta de dente deve ser uma que contenha flúor. Não existem diferenças significativas entre as diferentes marcas de pasta de dente, portanto escolha a que mais te agrada. Lembrando que as pastas de dente branqueadores/ clareadoras tem causado algum tipo de alergia ou sensibilidade em algumas pessoas por isso converse com o seu dentista antes de usar esse tipo de pasta.
Quando usar enxaguantes para bochechos?
Somente quando o dentista prescrever. Alguns enxaguantes possuem álcool em sua composição e podem mudar a flora bacteriana da boca, causando lesões na gengiva e tecidos da boca, já outras enxaguantes, geralmente os que tem base de clorexidina, podem escurecer os dentes se utilizados por longos períodos.
Assista ao vídeo com a Dra Danielle ensinando como escovar os dentes: