Escolha uma Página

Seu Sorriso não tem Preço!

Atendimento de alta qualidade sem perder a Humanidade e Carinho!

Clínica Allere l Dentista Asa Sul

Agende uma Consulta

Nossa missão é espalhar sorrisos pelo mundo e ajudar as pessoas a cuidar de sua saúde aumentando a auto estima. Venha participar desta comunidade que busca o Estilo de Vida Saudável.

(61) 3346-0524 l C.M. Lúcio Costa l Asa Sul 611

Prótese Dentária

É a arte dental, ciência que lida com a reposição de tecidos bucais e dentes perdidos, visando restaurar e manter a forma, função, aparência e saúde bucal.  O termo prótese dentária é utilizado para se referir ao artefato que se propõe a substituir a função original dos dentes perdidos ou ausentes.

O seu principal objetivo é a reabilitação bucal, em todas as suas funções: estética, fonética e mastigação. Repõe ou restaura de forma indireta (por meio laboratorial) os dentes, por meio de confecção de próteses fixas (coroas em metal, porcelana e materiais poliméricos e pontes) ou próteses removíveis como prótese total (a popular dentadura) ou prótese parcial removível (ponte móvel). Recentemente encontramos próteses modernas produzidas sobre implantes como overdentures, próteses fixas livres de metal (metalfree) e próteses protocolo.

Não se deve confundir protesista (cirurgião-dentista especialista em prótese dentária) com o protético (técnico em prótese dentária), que presta serviço para o cirurgião-dentista e não deve atender diretamente o paciente.

Tratamentos em Prótese Dentária

Prótese dentária fixa

  • Coroa unitária – quando a estrutura da coroa (parte que fica para fora da gengiva) do dente é perdida ou por cárie ou por fratura e essa perda é grande o suficiente para impossibilitar a restauração do dente com materiais diretos, indicando a coroa. Para instalação da coroa é necessário um preparo prévio do dente com desgaste de sua estrutura para ficar adequado estruturalmente para receber a coroa. Por vezes é necessário o tratamento de canal para a raiz do dente receber um pino, metálico ou não, que servirá como retenção para a coroa. A coroa é cimentada sobre o preparo feito no dente e com isso se fixa de forma mecânica e química.

  • Prótese adesiva – na perda total de um dente em região anterior pode ser confeccionada uma prótese que fique colada na parte posterior dos dentes adjacentes. Essa modalidade de prótese é mais utilizada como uma prótese provisória no caso de se aguardar para a instalação do implante ou da prótese definitiva para que o paciente não fique sem o dente em uma região estética.

  • Ponte fixa – a ponte fixa era muito utilizada quando ainda não se faziam implantes mas perderam um pouco do espaço pois a alternativa dos implantes é mais conservadora e funcional, porém até hoje pode ser uma opção para o paciente que não pode ou não quer ser submetido a instalação de implantes. A ponte fixa trata-se de uma peça protética com 3 ou mais dentes em que o encaixe é feito nos dentes adjacentes a falha dentária. Para a instalação da ponte fixa, é necessário um preparo desses dentes adjacentes onde será feito um desgaste para que a forma dos dentes fique adequada para receber a peça protética, que será cimentada como uma coroa nos dentes preparados.

Prótese dentária sobre implante

  • Coroa sob implante unitária – Coroa unitária que será fixa de forma aparafusada ou cimentada sobre um implante previamente instalado.

  • Ponte fixa sob implante – Peça protética com 3 ou mais dentes unidos que é fixa em 2 ou mais implantes. Usado em casos de perda de mais de dois dentes adjacentes onde não é necessária a instalação de um implante para cada dente perdido diminuindo assim os custos para o paciente sem influenciar na eficiência funcional.

  • Prótese total sob implante – Chamada de prótese Protocolo é uma peça protética com 12 a 14 dentes unidos para a reabilitação de toda a arcada dentária. Na parte superior é fixa sobre 6 a 8 implantes e na parte inferior é fixa sobre 4  a 5 implantes.

Prótese dentária removível

  • Prótese parcial removível – Também chamada de PPR ou “pererca” é uma peça protética em acrílico com grampos metálicos que se prendem aos dentes remanescentes. Repõe um ou mais dentes de uma arcada de forma removível e deve ser removida para a higienização e antes de dormir.

  • Prótese total – Conhecida por dentadura é uma peça protética em acrílico com todos os dentes de uma arcada que se suporta e se fixa sobre o rebordo remanescente sem dentes. Pode ser necessária uma cirurgia pré-protética para a adequação desse rebordo para receber a prótese. É removível e deve ser higienizada em todas as suas faces, de fora da boca, para evitar acúmulo de placa e fungos na parte em contato com o rebordo e o céu da boca. Assim como a PPR, também deve ser removida antes de dormir.

 

Nossos Serviços

Cirurgia Bucomaxilofacial

 Implantes Dentários

Tratamento de Canal

Odontologia Estética

Odontopediatria

Ortodontia

Fale conosco: (61) 3346-0524

611 sul Centro Médico Lúcio Costa Bloco 1 sala T10

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta 08:00 - 20:00hrs

Agendamento no mesmo dia

Trabalhamos com encaixes!

× Como posso te ajudar?