Escolha uma Página

Seu Sorriso não tem Preço!

Atendimento de alta qualidade sem perder a Humanidade e Carinho!

Clínica Allere l Dentista Asa Sul

Agende uma Consulta

Nossa missão é espalhar sorrisos pelo mundo e ajudar as pessoas a cuidar de sua saúde aumentando a auto estima. Venha participar desta comunidade que busca o Estilo de Vida Saudável.

(61) 3346-0524 l C.M. Lúcio Costa l Asa Sul 611

Disfunção temporomandibular e dor orofacial é uma área da odontologia relativamente nova que trata das alterações patológicas da face e articulação temporomandibular (ATM), que é a responsável pela abertura e fechamento da boca, e das dores do processo estomatognático e faciais.

As patologias envolvendo a face a as ATMs geralmente são denominadas de DTMs (disfunções temporomandibulares). São modificações patológicas relacionadas à articulação que articula o crânio e a mandíbula podendo ser tanto da parte muscular mastigatória, quanto ligamentar, óssea ou nervosa na região buco-facial ou cervical. As grande maioria das disfunções temporomandibulares são de origem muscular com múltiplas causas associadas. É mais comum em mulheres e possui etiologia ainda não definida, acredita-se que o stress  e ansiedade seja o principal desencadeante, além de hábitos deletéricos como o bruxismo (ranger os dentes) e o apertamento dentário. A DTM pode se instalar após um trauma na região da cabeça e pescoço, principalmente em casos de fratura dos ossos maxilares que limita a movimentação mandibular por um período.

A Disfunção Temporomandibular pode ter como consequência dores de cabeça ou pescoço, ruídos articulares (estalos), zumbidos no ouvido, limitação de abertura bucal, desgaste nos dentes e dificuldades na mastigação. O fisioterapeuta é o parceiro do dentista no tratamento desses problemas realizando um processo terapêutico.

Alterações da ATM

As ATMs possuem uma estrutura formada pelo côndilo, também chamado de cabeça da mandíbula, o qual irá se articular ao crânio para promover a abertura e movimentação da boca. Entre essas estruturas ósseas encontra-de um tecido cartilaginoso denso chamado de disco articular que acompanha o côndilo durante os movimentos de abertura e fechamento, evitando o contato direto das superfícies ósseas o que poderia causar o desgaste das mesmas. Ligados tanto ao côndilo quanto ao disco articular, encontram-se os músculos da mastigação responsáveis pela movimentação e estabilização da ATM.

Alterações na estrutura articular podem acometer tanto as estruturas ósseas quanto ao disco e/ou músculos. Quando acometem o disco articular causam o chamado deslocamento de disco que possui duas modalidades: com redução e sem redução. Os deslocamentos de disco da ATM são considerados uma importante causa da dor facial, da ATM, de estalidos, crepitação e disfunção. Os deslocamentos de disco com redução são aqueles onde o disco está deslocado em repouso e após o movimento de abertura bucal ele é capturado pelo côndilo e estão freqüentemente associados a estalidos; já os deslocamentos de disco sem redução são aqueles onde mesmo após a abertura de boca o côndilo não consegue recapturar o disco que se mantém deslocado, apresentam-se mais freqüentemente associados à limitação da abertura da boca.

Tratamento da disfunção da ATM – DTM

O tratamento da DTM é realizado por uma equipe multidisciplinar composto por dentista Especialista em ATM e fisioterapeuta. O tratamento varia nos casos de DTM muscular ou articular. A grande maioria dos casos são de DTM muscular são indicados relaxantes musculares, fisioterapia, crioterapia, uso de placa miorrelaxante, laserterapia e até o uso de toxina botulínica tipo A.

A placa miorrelaxante está indicada para pacientes com hábitos parafuncionais como o bruxismo e apertamento dos dentes. A placa é um aparelho confeccionado em acrílico que é colocado sobre os dentes e que apresenta três funções principais:

1) Proteger os dentes de se desgastarem em pacientes que apresentam bruxismo (hábito de ranger dentes);

2) Aliviar as articulações – ATMs contra as forças excessivas que se formam durante a parafunção;

3) Induzir o relaxamento da musculatura.

laserterapia de baixa intensidade é uma modalidade terapêutica com as principais características de analgesia, desinflamação e biorregulação das funções fisiológicas e tem sido cada vez mais utilizada no tratamento das DTMs. A principal justificativa do uso do laser de baixa intensidade (laserterapia) nas DTMs é devida aos seus efeitos analgésico – observado na maioria dos estudos encontrados na literatura – antiinflamatório e reparador tecidual com modulação de atividade celular. A terapia com laser de baixa intensidade influência mudanças de caráter metabólico, energético e funcional, uma vez que favorece o aumento da resistência e vitalidade celular, levando-as a sua normalidade funcional com rapidez. A aplicação da laserterapia em portadores de DTM tem demonstrado uma capacidade de alívio das dores em minutos após sua aplicação, promovendo um bem-estar significativo  o que possibilita o retorno do paciente às suas funções, proporcionando-o maior comodidade e melhor qualidade de vida.

A toxina botulínica é uma proteína catalisadora derivada de uma bactéria anaeróbica Gram Positiva chamada Clostridium botulinum. Existem oito tipos de toxina mas apenas o tipo A é usado na prática. A toxina Botulínica mais conhecida no mercado pela marca Botox é utilizada há anos para meios estéticos pois promove um bloqueio da contratura muscular no local aplicado que resulta na não formação de pregas ou rugas na pele. A toxina botulínica tem sido indicada e usada como meio terapêutico para tratamento da DTM pois promove um relaxamento da musculatura mastigatória que resulta em uma diminuição da tensão muscular  e consequentemente uma diminuição da dor orofacial.

Nossos Serviços

Cirurgia Bucomaxilofacial

 Implantes Dentários

Tratamento de Canal

Odontologia Estética

Odontopediatria

Ortodontia

Fale conosco: (61) 3346-0524

611 sul Centro Médico Lúcio Costa Bloco 1 sala T10

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta 08:00 - 20:00hrs

Agendamento no mesmo dia

Trabalhamos com encaixes!

× Como posso te ajudar?