Escolha uma Página

Quais são os tipos de Aparelhos Dentários?

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”][fusion_imageframe lightbox=”no” style_type=”none” bordercolor=”” bordersize=”0px” stylecolor=”” align=”center” animation_type=”0″ animation_direction=”down” animation_speed=”0.1″ class=”” id=””][/fusion_imageframe]

Os aparelhos dentários podem ser fixos ou removíveis:

Aparelhos fixos: é o tipo mais comum de aparelho e o mais usado em todas as faixas etárias. São colados aos dentes com resina e chamados de  bráquetes. Eles podem ser metálicos, plásticos ou cerâmicos. Os aparelhos fixos são geralmente apertados a cada mês para se obter os resultados desejados, que podem ocorrer no prazo de alguns meses até alguns anos, permitem maior movimentação dos dentes e têm uma grande vantagem pois não dependem da colaboração do paciente. São alguns os tipos de aparelhos fixos sendo eles:

  • Aparelho Ortodôntico Tradicional: de todos os aparelhos fixos esse é o mais utilizado, feito de metal, é o que promove o melhor controle da movimentação dentária.
  • Aparelho Ortodôntico Transparente: os bráquetes utilizados são transparentes, translúcidos ou que “imitam” a cor do dente, são uma alternativa estética para os aparelhos de metal.
  • Aparelho Ortodôntico Auto-Ligados: não precisam de de eláticos ou metais para amarrar o fio no bráquete. Promovem uma sessão de atendimento mais rápido.

Aparelhos removíveis: são encaixados na boca, podendo ser retirados pelo paciente ou pelo ortodontista. Podem ser ortodônticos, quando realizam pequenas movimentos na posição dos dentes, ou ortopédicos, utilizados nas correções de alterações de crescimento ósseas. A grande desvantagem dos aparelhos móveis é que dependem da colaboração do paciente. São alguns os tipos de aparelhos removíveis sendo eles:

  • Mantenedores de espaço – São feitos com uma base acrílica que se encaixa sobre a arcada e têm braços de plástico ou metálico que se encaixam entre os dentes que devem ser mantidos separados.
  • Expansor palatino – um mecanismo utilizado para alargar o arco da arcada superior. Consiste em uma placa de plástico que se encaixa sobre o céu da boca.
  • Contentores móveis – utilizados no céu da boca, estes aparelhos de contenção previnem que os dentes voltem à posição anterior. Podem também ser modificados e utilizados para evitar que a criança chupe o dedo.
  • Aparelho extrabucal – usados tanto para conter quanto para estimular o crescimento ósseo ou ainda como fonte de apoio para puxar os dentes para frente ou para trás.

Existe aparelho que não aparece? o que é Invisalign? Como ele funciona?

Existem hoje algumas marcas e tipos de alinhadores transparentes e removíveis que corrigem o posicionamento dos dentes sem a utilização de fios. Na Clínica Allere utilizamos os alinhadores da marca Invisalign®
O Invisalign® usa tecnologia de imagem 3-D para descrever um completo plano de tratamento com imagens da posição inicial até a posição final desejada, a partir de uma série de “alinhadores” personalizados transparentes. Cada alinhador move o dente lentamente e cada um é usado por volta de duas semanas, sendo substituído pela próxima série até atingir a posição final desejada.
As principais vantagens do Invisalign® são: é transparente, removível e confortável. Seus dentes vão sendo endireitados sem ninguém perceber. Diferentemente de aparelhos fixos, você pode comer e beber o que quiser durante o tratamento. Não existem fios ou metais que possam causar irritações na boca e, sem eles, o tempo na cadeira do seu ortodontista para ajustes será menor. O Invisalign® ainda permite visualizar seu próprio plano de tratamento antes de iniciar seu caso.

[fusion_button link=”/marcacao” color=”custom” size=”” type=”3d” shape=”” target=”_blank” title=”Marcação de Consulta Online” gradient_colors=”#1baa7f|” gradient_hover_colors=”#1baa7f|” accent_color=”#ffffff” accent_hover_color=”#ffffff” bevel_color=”” border_width=”1px” shadow=”no” icon=”fa-clock-o” icon_divider=”yes” icon_position=”right” modal=”” animation_type=”0″ animation_direction=”down” animation_speed=”0.1″ class=”” id=””]Marque aqui sua consulta[/fusion_button][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]