Escolha uma Página

Qual a melhor idade para colocar aparelho? Em que idade deve ser realizada a primeira consulta ao ortodontista?

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”][fusion_imageframe lightbox=”no” style_type=”none” bordercolor=”” bordersize=”0px” stylecolor=”” align=”center” animation_type=”0″ animation_direction=”down” animation_speed=”0.1″ class=”” id=””][/fusion_imageframe]

 

Não há idade limite para colocar aparelho e corrigir a posição dos dentes e das arcadas, crianças e adultos podem se beneficiar da área da odontologia chamada de ortodontia, que é a responsável pelo diagnóstico das maloclusões e pelo tratamento com os aparelhos dentários. Os dentes podem ser movidos com segurança em qualquer idade, porém dependendo de cada caso há uma melhor época para iniciar o tratamento.

A maioria das maloclusões são tratadas mais facilmente na fase de crescimento e uma avaliação com um especialista durante essa fase é crucial. Por esta razão, é recomendado que todas as crianças visitem um ortodontista ao iniciarem as trocas dos dentes, aproximadamente aos 6 anos de idade. Esperar até todos os dentes permanentes nascerem, ou esperar até que a fase de crescimento esteja quase completa, pode tornar a correção mais difícil. Uma consulta nessa idade permite ao profissional planejar com grande eficácia a necessidade ou não e a época em que deverá ser iniciado o tratamento.

Os filhos podem herdar uma má oclusão de seus pais?

Sim. Apesar de o problema hereditário ser um dos fatores, existem vários outros que podem levar a necessidade de tratamento com aparelho dentário como: respiração bucal, chupar o dedo ou chupeta por mais de 2 anos de idade, perder dentes de leite antes da hora certa, anomalias dentais, entre outros.

Adultos podem fazer uso da aparelhos dentários?

Não existe uma idade limite para se fazer tratamento ortodôntico. Atualmente, existem aparelhos transparentes (mais discretos) que foram principalmente desenvolvidos para diminuir o incômodo social dos pacientes adultos. Os adultos representam hoje, aproximadamente 25% da população que faz uso de aparelhos.

O tratamento ortodôntico pode ser mais lento e limitado em adultos, devido à falta de crescimento (melhor fase para o tratamento), problemas periodontais como perda óssea, perdas de dentes, próteses e restaurações extensas, além da presença de implantes em alguns casos.

Como saber se preciso usar aparelho?

Apenas seu dentista ou ortodontista poderá dizer se você precisa ou não de um tratamento ortodôntico. Com base no exame clínico, exames radiográficos, moldes de gesso de seus dentes e fotografias, o ortodontista poderá decidir se o tratamento é recomendável e  planejar um tratamento adequado para cada paciente.

[fusion_button link=”/marcacao” color=”custom” size=”” type=”3d” shape=”” target=”_blank” title=”Marcação de Consulta Online” gradient_colors=”#1baa7f|” gradient_hover_colors=”#1baa7f|” accent_color=”#ffffff” accent_hover_color=”#ffffff” bevel_color=”” border_width=”1px” shadow=”no” icon=”fa-clock-o” icon_divider=”yes” icon_position=”right” modal=”” animation_type=”0″ animation_direction=”down” animation_speed=”0.1″ class=”” id=””]Marque aqui sua consulta[/fusion_button]

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]