Escolha uma Página

Aparelho Dentário – O que é verdade e o que é mentira?

Saiba o que é mito e o que é verdade sobre o tratamento e uso do aparelho dentário.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”][fusion_imageframe lightbox=”no” style_type=”none” bordercolor=”” bordersize=”0px” stylecolor=”” align=”center” animation_type=”0″ animation_direction=”down” animation_speed=”0.1″ class=”” id=””][/fusion_imageframe]

 

 Tratamento com aparelho é sempre demorado?

Não! A verdade é que o tratamento depende de alguns fatores como:

  • Retorno mensal, as vezes quinzenal, do paciente ao consultório para manutenção do aparelho;
  • Gravidade e complexidade da “mordida errada”, chamada de maloclusão, do paciente;
  • Idade do paciente

Tratamentos simples com pequenos movimentos nos dentes podem durar 6 meses, mas a grande maioria dos tratamentos com aparelho leva aproximadamente de 18 a 24 meses.

Colocar aparelho dói?

Ao colocar o aparelho acontece um incômodo nos primeiros dias pelo fato de ter um corpo estranho na boca e os dentes podem ficar um pouco doloridos no início do tratamento, mas rapidamente o paciente se acostuma e pára de sentir o aparelho incomodar.
Este tempo varia de pessoa para pessoa, algumas colocam o aparelho e não sentem incomodo nenhum, outras ficam até um mês com os dentes doloridos, mas o mais comum é a pessoa se acostumar com o aparelho  de 7 a 15 dias. Os aparelhos mais modernos têm reduzido muito esse desconforto do paciente.

Após o período inicial o paciente pode sentir algum desconforto cerca de 24 a 48 horas após as ativações feitas nas manutenções mensais ou quinzenais pelo ortodontista.

Dicas para diminuir o incômodo com o Aparelho Dentário:

  • No início enquanto se acostuma com as mudanças do aparelho é bom comer alimentos que não precisem de muita força para mastigar, como purês , sopas, iogurte, frutas maduras e outros. Evitar carnes muito duras, frutas verdes, balas, chicletes, torresmo entre outros;
  • A cera dentária ajuda a prevenir machucados nas bochechas e língua, causados por pontas ou outras partes que estejam machucando a boca.
  • Compressa de água morna ajuda muito no alívio das dores musculares ao redor da boca, uma boa dica é fazer compressas com água morna sobre a região da boca.
  • em caso de dores mais fortes o uso de um analgésico pode ser uma boa opção, mas eles só devem ser usados sobre orientação do seu dentista que irá passar o melhor medicamento para cada caso.

Existe algum risco de perder os dentes ao colocar Aparelho dentário?

Quando o paciente passa pela avaliação de um especialista que dá um diagnóstico da má oclusão e faz um planejamento do tratamento, a colocação do aparelho não traz riscos maiores. Para que não ocorra nenhum problema, o paciente deve seguir todas as orientações passadas pelo ortodontista, principalmente sobre a limpeza dos dentes, pois a sujeira acumulada na região ao redor do aparelho pode causar problemas nas gengivas ou mesmo cáries nos dentes.

É verdade que o aparelho dentário mancha os dentes?

Não! O aparelho dentário não mancha os dentes, o que pode acontecer é que com a falta da escovação ou por causa de uma escovação errada, o paciente permite o acúmulo de sujeira ao redor do aparelho. A sujeira é formada por restos de alimentos e bactérias que vão destruindo a superfície do esmalte, provocando cáries, que quando ainda são superficiais, aparecem como manchas brancas. Por este motivo é super importante manter uma boa limpeza dos dentes e fazer profilaxias periódicas com um dentista enquanto se estiver usando o aparelho.

[fusion_button link=”/marcacao” color=”custom” size=”” type=”3d” shape=”” target=”_blank” title=”Marcação de Consulta Online” gradient_colors=”#1baa7f|” gradient_hover_colors=”#1baa7f|” accent_color=”#ffffff” accent_hover_color=”#ffffff” bevel_color=”” border_width=”1px” shadow=”no” icon=”fa-clock-o” icon_divider=”yes” icon_position=”right” modal=”” animation_type=”0″ animation_direction=”down” animation_speed=”0.1″ class=”” id=””]Marque aqui sua consulta[/fusion_button][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]