Escolha uma Página

Dicas sobre a limpeza da boca e dentes em crianças e bebês

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”][fusion_imageframe lightbox=”no” style_type=”none” bordercolor=”” bordersize=”0px” stylecolor=”” align=”center” animation_type=”0″ animation_direction=”down” animation_speed=”0.1″ class=”” id=””][/fusion_imageframe]

 

Limpeza bucal do bebê

A boquinha do bebê deve sem limpa desde os primeiros dias de vida e não somente quando nascem os primeiros dentinhos. Sempre após cada amamentação a mãe deve limpar a boca do bebê utilizando uma gaze ou fralda úmida em água filtrada em toda a boca do bebê para se remover os restos de leite que ficaram nas bochechas, língua e gengivas.

A limpeza dos dentinhos do bebê deve começar desde o aparecimento do 1º dente de leite. A limpeza é feita também com  gaze ou fralda úmida com água, limpando o dente e a parte perto da gengiva pela frente e por trás.

Quando o  aparecer o primeiro dente de trás (primeiro molar decíduo) na boca do bebê, por volta de 12 a 18 meses de idade, a escova de dente deve começar a ser usada. Ela deve ser macia e de cabeça pequena. Nesta mesma época, a pasta de dente deve ser usada, uma vez ao dia, de preferência à noite. è importante colocar uma quantidade pequena de pasta para que o bebê não engula a pasta, essa quantidade deve ser como um grão de lentilha.

 Limpeza bucal da criança

A escovação dos dentes de crianças deve ser feita pelos pais pelo menos uma vez ao dia, de preferência antes de dormir, para que se garanta uma boa limpeza, se a criança quiser ela pode fazer as outras escovações mas sempre com a supervisão de um adulto. As crianças só devem escovar os dentes sozinhas quando já tiverem destreza suficiente para fazer a escovação,normalmente, por volta dos 7 anos de idade. O uso do fio dental é importante nas crianças quando o espaço entre um dente e outro é reduzido e a escova acaba não alcançando esse espaço para remover a sujeira.

Um tipo de cárie em dentes de leite é bem comum em crianças. É o que chamamos de “cárie de mamadeira”. Essa cárie acontece com o uso frequente e prolongado de mamadeiras adoçadas (principalmente leite com algum tipo de açúcar, chás adoçados, refrigerantes), juntamente com a falta de limpeza dos dentes e da boca logo após o fim da mamadeira. A mamadeira noturna deve ter somente o leite puro, sem utilizar açúcar e/ou outros produtos como o mel e açúcar mascavo, que também provocam cárie.

[fusion_button link=”/marcacao” color=”custom” size=”” type=”3d” shape=”” target=”_blank” title=”Marcação de Consulta Online” gradient_colors=”#1baa7f|” gradient_hover_colors=”#1baa7f|” accent_color=”#ffffff” accent_hover_color=”#ffffff” bevel_color=”” border_width=”1px” shadow=”no” icon=”fa-clock-o” icon_divider=”yes” icon_position=”right” modal=”” animation_type=”0″ animation_direction=”down” animation_speed=”0.1″ class=”” id=””]Marque aqui sua consulta[/fusion_button][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]