Escolha uma Página

Como escovar os dentes

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”][fusion_imageframe lightbox=”no” style_type=”none” bordercolor=”” bordersize=”0px” stylecolor=”” align=”left” animation_type=”0″ animation_direction=”down” animation_speed=”0.1″ class=”” id=””][/fusion_imageframe]

Não existe uma técnica necessariamente melhor do que a outra para escovar os dentes mas algumas técnicas acabam prejudicando a gengiva e esmalte dos dentes. A forma mais fácil para que você escove bem os dentes é formar uma sequencia lógica para que não se esqueça de nenhum lado e nenhuma superfície, uma boa escovação deve ser feita na frente do espelho para que se veja onde e como você está escovando e com duração mínima de 2 minutos.

Uma sequência lógica e fácil de ser seguida é iniciar a escovação pelo lado de fora dos dentes (voltado para as bochechas e lábios), seguida da escovação da parte superior/inferior dos dentes (superfície que entra em contato com os dentes contrários na mastigação) e por fim a parte de dentro dos dentes (voltada para a língua e céu da boca), começando pelo lado direito e caminhando para o lado esquerdo.

                  – A parte de fora dos dentes não deve ser escovada com movimentos de vai e vem e não deve ser colocado força na escova contra os dentes. Esses fatores machucam a gengiva e fazem com que ela retraia numa tentativa de “fugir” da agressão. Após a retração da gengiva, e se você não mudar a forma de escovação, uma superfície mais sensível do dente fica exposta e pode acabar sendo desgastada formando um degrau próximo à margem da gengiva. Isso acontece com frequência e na maioria das vezes as pessoas não sabiam que a causa foi a escovação errada. Procure então escovar a parte de fora dos dentes com movimentos circulares com os dentes de cima encostando nos dentes de baixo e os movimentos abrangendo tanto os dentes superiores quanto os inferiores, ou com movimentos de pinceladas, com o sentido da gengiva para baixo nos dentes de cima e da gengiva para cima nos dentes de baixo. Os movimentos devem ser aplicados com força leve para não agredir a gengiva.

                 – A parte superior/inferior deve ser escovada com movimentos de vai e vem com a escova paralela aos dentes não esquecendo de passar a escova no último dente que é difícil de se alcançar se a boca estiver muito aberta. Em alguns casos é mais fácil escovar os últimos dentes com a escova virada a 90 graus em relação aos dentes.

                 – A parte de dentro dos dentes também pode ser escovada com movimentos de vai e vem, sendo que nos dentes da frente pode-se passar a escova como um movimento de “limpador de pára brisa” com a escova em pé esfregando do lado direito para o esquerdo.

Se a sua gengiva sangra freqüentemente durante a escovação dos dentes você deve informar ao seu dentista para que seja feita uma avaliação da saúde da gengiva e da técnica da escovação. Não se esqueça de escovar a língua, pois nela também ficam restos de alimentos e bactérias que podem causar o mau hálito.

O uso de escovas elétricas pode ser recomendado em alguns casos pois elas ajudam a remover mais facilmente a placa bacteriana juntamente com os movimentos da escovação. Caso você tenha um espaço muito grande entre um dente e outro o uso de escovas interdentais é recomendado, podendo ser recomendado também para pacientes que usam aparelho ortodôntico.

Quando escovar?

Sempre após as refeições e principalmente à noite, antes de dormir.

Qual a melhor escova e pasta de dente?

A melhor escova é aquela que as cerdas não tem diferença de altura e para que não machuque a gengiva  ela deve ter cerdas macias. A pasta de dente deve ser uma que contenha flúor. Não existem diferenças significativas entre as diferentes marcas de pasta de dente, portanto escolha a que mais te agrada. Lembrando que as pastas de dente branqueadores/ clareadoras tem causado algum tipo de alergia ou sensibilidade em algumas pessoas por isso converse com o seu dentista antes de usar esse tipo de pasta.

Quando usar enxaguantes para bochechos?

Somente quando o dentista prescrever. Alguns enxaguantes possuem álcool em sua composição e podem mudar a flora bacteriana da boca, causando lesões na gengiva e tecidos da boca, já outras enxaguantes, geralmente os que tem base de clorexidina, podem escurecer os dentes se utilizados por longos períodos.

Assista ao vídeo com a Dra Danielle ensinando como escovar os dentes:

[/fusion_builder_column][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”][fusion_youtube id=”xhYXM8WTHsA” width=”600″ height=”350″ autoplay=”no” api_params=”” class=””/]

 

[fusion_button link=”/marcacao” color=”custom” size=”” type=”3d” shape=”” target=”_blank” title=”Marcação de Consulta Online” gradient_colors=”#1baa7f|” gradient_hover_colors=”#1baa7f|” accent_color=”#ffffff” accent_hover_color=”#ffffff” bevel_color=”” border_width=”1px” shadow=”no” icon=”fa-clock-o” icon_divider=”yes” icon_position=”right” modal=”” animation_type=”0″ animation_direction=”down” animation_speed=”0.1″ class=”” id=””]Marque aqui sua consulta[/fusion_button][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]